domingo, 20 de novembro de 2011

Consciência humana

Escrevi há algum tempo mas continua valendo.

Nos dias que circundam mais uma celebração de aniversário de Zumbi dos Palmares, nunca me recordo se de nascimento ou de morte, fui tomado por uma reflexão acerca do tema.Ao concentrar-me notei-me parte integrante de uma sociedade altamente sensacionalista, no que tange essa tal consciência negra, que na minha humilde opinião dá nome equivocado a data do dia 20 de novembro, vejam bem, não entendam que sou contra a qualquer homenagem, instituição de feriado ou criação de monumentos, até porque julgo muito mais justo que tantas e tantos outros que temos.Mas penso que cairia melhor chamarmos esses vintes de novembro de Dia da Consciência Humana.
 Mais de cento e vinte anos depois do fim da famigerada escravidão, diga-se de passagem bastante duradoura em nossas terras, nota-se a exaltação com a idéia imprópria de sobreposição da cultura negra em relação as demais.Apresentar-nos sim, mas nunca ocultar as outras, há lugar para todos.Alguns negros bem sucedidos e ou influentes fomentam criações de revistas somente para negros, de canais de tv somente para negros, camisetas com o dizer "100% NEGRO"... e me pergunto, não é também uma forma de racismo?
Isso tudo sem falar nas cotas, que são vistas por estes como a panacéia e vistas por mim como algo    bom desde que não seja perene, um bom paliativo para os que AGORA têm que se colocar na sociedade.
Dentre os vários devaneios meus nas raias da utopia, desejo ver muito mais oportunidade de igualdade de condições de busca de espaço menos marginal para Negros, Brancos, Amarelos e Índios, desejo ver camisetas com os dizeres "100% HUMANO" ou " 100% MISCIGENADO".Porque toda tese intelectual sobre racismo que tenha como ferramente racismo é uma tremenda burrice.
A minha raça não cabe escrever aqui, deixo saber quem me conhece pessoalmente e para quem não me conhecer, leiam esse texto como escrito por um ser humano de músculos, carne e osso, pele e alguma cor.

Memento mori et Carpe diem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário