sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Respostas

Procuramos respostas que estejam escritas, sejam oralizadas ou que venham de algum líder e no entanto olhando ao redor podemos achá-las ao natural.
Diariamente somos iluminados por um astro hora protagonista, hora coadjuvante que sem se importar com audiência, aplausos ou apupos, entra em cena vezes encoberto, vezes despido de medo de ser muito visto.
Faz isso grande como realmente é e forte, força tamanha essa que queima e se mesmo embarreirado capaz de clarear inúmeros caminhos, paisagens, separa dias das noites e porque não escrever, se faz um agente de vidas.
Quando sai de cena, em entardeceres de céus límpidos, encerra a sua visualização a olho nu promovendo um grande espetáculo para, brilhar, queimar e dar condições e sentido de viver em outras freguesias.
Passei a observar a perseverança desse astro, que alheio a outras condutas e a imponência branca das geleiras, sempre alumia.
Firma presença sem ser inconveniente, mostra o mundo e o apresenta mudo e ao mesmo tempo cheio de expressão.
Exemplifica generosidade ao sempre encenar um breve partir sem deixar que falte luz aos que passarão a atuar, até o seu voltar.
Esclarece-me várias questões e certamente me responderá muitíssimas vezes mais.
 
"Iluminar sempre, iluminar tudo. Até os últimos dias da eternidade. Iluminar... Eis o meu lema e o do sol. "(Maiakovski)
 
Memento mori te carpe diem!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O resto.

Na medida que se atinge certa faixa etária naturalmente torna-se mais seletivo, mais ponderado e porque não escrever, mais perigoso. Verdades ditas por crianças, chamadas de espontaniedade, soam como cantos de cigarras, presságios de dias bonitos e quentes. O quão mais longevos nos tornamos, ficamos mais destros na acidez das franquezas e se sem medida, insociáveis.
Seja pelo meio, seja por simples intolerância, ao atingir tal estágio passa-se a ser alvo fácil de expurgo generalizado e palco perfeito para o espetáculo de degradação, chamado de resto.
Para evitar essa diminuição, só mesmo buscando ser um ser interessante e os melhores nesse quesito são os que casualmente os são, sem textos prontos a todo instante para tudo e todos, mas sim conversas, sem cifras próprias e para os outros, sem exigência ao extremo disso para si, porque " o resto é espuma, spam!"
 
Memento mori et carpe diem!